Apresentação

OLHAR DO CORAÇÃO


A nova edição do Projeto Educativo foi oficialmente entregue a todas as Obras Educativas no 1º semestre do ano de 2010. Este Projeto quer no dia a dia das atividades, o “Olhar do Coração” isto é: presença afetiva e efetiva, diálogo, equilíbrio, participação, solidariedade… para com o público alvo. Bárbara, diariamente nos confirma:

“Mostremos com nosso exemplo, aquilo que
              com palavras ensinamos.” (B. Maix 1871)

 A Sociedade Educação e Caridade, Irmãs do Imaculado Coração de Maria vem assumindo há 161 anos a desafiadora e bonita missão de educar, legado missionário de nossa Fundadora Bárbara Maix. Desafiadora porque inserida numa conjuntura mundial atravessada pelas grandes crises do capitalismo, da sociedade neoliberal, da globalização, do consumismo desenfreado, da busca egoísta pelo ter e do prazer, gerando graves problemas: crise financeira, desemprego, pobreza, exclusão, crise na saúde, nas políticas públicas, na educação. As consequencias lógicas deste ciclo histórico desumanizante têm marcas pesadas no cenário das drogas, da prostituição, experiência sexual precoce, o agravamento da marginalização, seres humanos sem identidade, descartados, sem perspectiva de vida.  E bonita, porque é neste contexto que hoje estamos fazendo educação.  Acreditando que onde a vida está ameaçada existe uma possibilidade de esperança, uma condição de resgate e dignidade de ser pessoa.

A educação em Bárbara foi “compromisso com a vida.” E, hoje, na continuidade de sua missão, o processo educativo ICM é compromisso com a Educação Evangélico Libertadora, acolhendo os sonhos inquietantes, as esperanças frustradas, os medos, os traumas e inseguranças não resolvidas, a dignidade ferida, a vida explorada, de tantas crianças, adolescentes, jovens e famílias, em busca de esperança na defesa e promoção da vida.

Pela força do Carisma fundacional “cuidar da vida” e pela missão Congregacional “promover e defender a vida, em fidelidade ao Reino de Deus,” através da educação formal e informal torna-se realidade em nossos espaços de missão a concretização de Projetos Sociais, inúmeras atividades e ações no atendimento direto e indireto a crianças, jovens e suas famílias. Com estes sujeitos da missão encontramos a confirmação do Profeta Isaias. “O Espírito do Senhor enviou-me a proclamar a boa nova da libertação aos presos, a vista aos cegos, aos oprimidos e doentes a restauração plena da vida”, a fim de sermos luzes e esperança, na corresponsabilidade mútua. Assim, mais uma vez, se confirma que somente com muito amor pela educação,  e impregnando-se de paixão e compaixão no “cuidar da vida”  é que os/as educadores/as ICM buscam realizar no dia a dia sua vocação.

A pedagogia de Bárbara surpreende e fascina pela forma convicta e determinada do seu agir, mesmo enfrentando borrascas, doenças, mortes, adversidades e aparentes fracassos, não perdia a calma, a confiança no Deus Trindade e no Coração de Maria. Esta força mística a faz heróica, resistindo ao mal e buscando um mundo novo e fraterno.

No ano da Beatificação de nossa Fundadora somos convocados a reassumir e intensificar nossa mística missionária na missão de educar e formar comprometendo-nos diariamente a:

  •  buscar solidez e fecundidade educativo-missionária, educando pelo exemplo e pela palavra; 
  • ler os sinais dos tempos: na história, nos olhos, nos rostos, nos corações, nos silêncios, no sofrer e nas esperanças de tantos seres humanos a nós confiados;
  • gerar vida numa cultura de morte, devolvendo o direito de sonhar;
  • indignar-se com as situações de injustiça, miséria, alienação, permissividade;
  • permitir que o outro assuma ser o artífice consciente da sua história;
  • transgredir velhos paradigmas e viabilizar um novo projeto de vida;
  • trabalhar as diferenças e conviver com o diferente;
  • capacidade de desconstruir e construir novamente;
  • acolher “deixai vir a mim as crianças, adolescente e jovens” e permiti-los avistar  horizontes mais humanos;
  • ajudar a construir a”casa sobre a rocha”, para enfrentar toda sorte de  enxurradas, intempéries e tsunames da vida moderna;
  • oportunizar sólidas experiências de vida em rede, atividades cooperativas, projetos solidários em vista de uma formação cidadã;
  • propor o protagonismo na ética do evangelho, estabelecendo relações dialogais, fraternas e ecológicas;
  • ajudar a assumir “o saber, o saber fazer, o saber ser, e o saber conviver”;
  • assumir a pessoa como “pérola de subido valor,” auxiliando a formar o coração, os sentimentos, a afetividade, tornando-os apto e útil para qualquer condição de vida digna.

A educação vivenciada por Bárbara nos aponta os valores éticos, morais, espirituais, culturais e cristãos como fundamentais para uma formação integral do ser humano: “Se vivêssemos segundo o espírito do mundo, nós não encontraríamos nenhum obstáculo e nem adversários. Mas como queremos viver segundo o estilo antigo, como os primeiros cristãos aí estão as causas das dificuldades” (MAIX, 1869).

Continuemos confiando nossa história educacional a Bárbara Maix para que, a seu exemplo, possamos estar contribuindo na formação daqueles que nos forem confiados e cultivando nossas utopias, acreditando que podemos torná-las realidade na medida do nosso envolvimento e da paixão com que vivemos e fazemos a transformação.
       

Amelia Thiele
Coordenadora Geral – Setor Educação

Print Friendly, PDF & Email